INSTITUTO DE MÚSICA DE LISBOA

Ricardo Gouveia

Guitarra
Ricardo Gouveia

Ricardo Gouveia

Guitarra

Biografia

Natural de Luanda (1980), concluiu o 8º grau do Curso de Viola Dedilhada (2003) na Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa com o professor Paulo Amorim, tendo estudado nos primeiros anos com o professor José Lopes e Silva. Estudou guitarra flamenca com Pedro Jóia (1999-2001).
Divide a sua actividade como professor de Guitarra, Teoria Musical e Classe de Conjunto, com a actividade de músico profissional em diversas vertentes.
Embora com algumas actuações no âmbito da chamada música erudita, a “world music” é o género que o tem levado a assumir diversos projectos, onde a possibilidade de contactar com músicos de várias regiões do globo, constitui segundo o próprio, a sua “segunda formação”. No âmbito destas experiências, tem desenvolvido uma vertente de divulgação, recriação e fusão da música dessas mesmas regiões, com especial incidência para a música da América Latina.
De entre vários projectos, destacam-se no seu percurso os agrupamentos Vientos Del Sür (1999-2001) – recriação e divulgação da música latina hispano-americana; Vooduo (2001-2002) – fusão de dois universos: guitarra e percussão popular, com especial incidência em ritmos tropicais; Quinteto Letícia Vasconcellos (2002-2003) – Bossa Nova & MPB; Ahí Nama’ (desde 2004) – música tradicional cubana; Espírito Nativo (desde 2006) – recriação e divulgação da música latina hispano-americana.
A nível discográfico participou como compositor, arranjador e intérprete nos albuns: “Dazkarieh” (2004) – “world music” / fusão – do grupo homónimo, do qual foi elemento integrante nos anos 2003 e 2004; “Mahamudra” (2005) e “Alcintara” (2006) do grupo Mahamudra – música de “viagem cósmica” experimental / improvisada – com quem participa desde de 1999; e no album “Oi Elis!” (2008) – tributo a Elis Regina – da cantora portuguesa Susana Travassos.
Já em 2012, concluiu a Produção, Direcção Musical, Gravação e Mistura do disco “Utrópicos” do grupo Páfata, onde participa também como intérprete em todas as faixas e como compositor de metade do álbum; concluiu ainda este ano a Gravação e Mistura do disco “Tierra Mestiza” do grupo Espírito Nativo, onde participa também como intérprete e arranjador.