INSTITUTO DE MÚSICA DE LISBOA

Marco Patrício

Flauta Transversal
Marco Patrício

Marco Patrício

Flauta Transversal

Biografia

Marco António Tavares Patrício, natural de Vila Franca do Campo, iniciou os seus estudos musicais na Escola de Música da Filarmónica União Progressista. Ingressou, mais tarde, no Conservatório Regional de Ponta Delgada, na classe de flauta da professora Sílvia Oliveira, onde terminou a sua formação com elevada distinção.

É licenciado em Música – variante flauta transversal pela Escola Superior de Música de Lisboa. Trabalhou com grandes flautistas como Yuriy Pankiv, Sofia Cosme, Adriana Ferreira, Nuno Inácio, Jorge Salgado Correia, Sara Silva, Paolo Taballione, Pedro Couto Soares, Thies Roorda, Rien de Reede, Berten D’Hollander, Guillem Escorihuela e Robert Winn.

Participou em diversos estágios de orquestra sendo os mais relevantes, os Workshops de Verão promovidos pela Orquestra Metropolitana de Lisboa e a Orquestra de Jovens dos Conservatórios Oficiais de Música (OJ.COM), participou no festival de flautas FLUTE: Hands on Research 2018 e também nas masterclass inseridas na European Chamber Music Teachers’ Association onde teve a oportunidade de trabalhar com Gábor Monostori e Alessandra Giura Longo. Integrou, ainda, diversos agrupamentos orquestrais, sendo os mais relevantes a Sinfonietta de Ponta Delgada, a Orquestra Sinfónica Juvenil, a Orquestra Quadrivium e a Orquestra Sinfónica da ESML. Nos agrupamentos que integrou, trabalhou com maestros como Rui Massena, Paulo Martins, Luís Carvalho, André Granjo, Rui Carreira, César Viana, Christopher Bochmann, Eduardo Garcia Barrios, Rodolfo Saglimbeni, Henrique Piloto, Alberto Roque, José Eduardo Gomes e José Rafael Vilaplana.

Marco Patrício lecionou no Conservatório Regional de Ponta Delgada, em diversas Academias e instituições de Bandas Filarmónicas e foi formador em diversos estágios nos Açores. Foi, ainda, músico na Banda Militar dos Açores e, posteriormente na Banda do Exército – Destacamento do Porto.

Atualmente frequenta o Mestrado em Ensino da Música, na Escola Superior de Música de Lisboa, na classe do professor Nuno Ivo Cruz, leciona em diversas instituições musicais e participa ativamente com vários agrupamentos camerísticos e orquestrais. É músico na Banda da Armada, desde Março de 2017, sob a direção do maestro Délio Gonçalves.