INSTITUTO DE MÚSICA DE LISBOA

Catarina Rico

Flauta Transversal
Catarina Rico

Catarina Rico

Flauta Transversal

Biografia

Catarina Casais e Costa Rico nasceu em Lisboa, em 1990.
Iniciou os seus estudos em música aos 8 anos, na Academia de Música da Pontinha.
Aos 11 anos ingressou no Conservatório de Música D. Dinis em Odivelas, no curso de Flauta Transversal, onde estudou com o Professor João Pedro Fonseca.
Em 2006 ingressou na Escola de Música do Conservatório Nacional, onde estudou com o Professor João Pereira Coutinho. Terminou o curso de Flauta Transversal em 2011, com classificação de 20 valores no exame final.
Frequentou masterclasses de Flauta em 2003 com Olavo Barros, em 2007 com Carlos Bechegas, em 2010 com Vicens Prats, em 2012 com Jacques Zoon, em 2013 com João Ramos Marta e vários Estágios de Orquestra.
Integrou a Orquestra do Conservatório Nacional, a Orquestra de Sopros do Conservatório Nacional, a Orquestra de Jovens Músicos OJ.COM em 2009 e atualmente integra a Orquestra Sinfónica e a Orquestra de Sopros da ESML. Integrou a Lisbon Film Orchestra em 2010 e 2012. Colaborou com a Banda Sinfónica do Exército em 2013.
Apresentou-se várias vezes a solo com as orquestras: Orquestra do Conservatório de Música D. Dinis; Orquestra do Conservatório Nacional; e Jeune Ensemble Harmonique de Villeneuve D’Ascq (França).
Trabalhou sob a direção de Christopher Bochmann, Carlos Marecos, Humberto Castanheira, Nuno Sá, António Costa, Délio Gonçalves, Pedro Amaral, Rui Massena, Vasco Pearce de Azevedo, Alberto Roque, Henrique Piloto, Jean-Sébastien Béreau, Félix Hauswirth e Denis Simándy.
Lecionou Flauta Transversal na Escola de Música dos Bombeiros da Póvoa de Santa Iria de 2011 a 2013.
Em 2012 concluiu a Licenciatura em Enfermagem, pela Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, com 15 valores.
Atualmente estuda na Escola Superior de Música de Lisboa (ESML), no 3º ano do curso de Licenciatura em Execução de Flauta Transversal, com o Professor Olavo Barros. É membro efetivo da Orquestra Sinfónica Juvenil.