Biografia
Luciana Cruz iniciou os seus estudos musicais aos cinco anos de idade, na classe de piano da professora Carla Reis. Aos doze anos inicia o curso de violino na Escola Profissional e Artística do Vale do Ave, na classe do professor José Costa Santos.
Licenciou-se em 2008 pela Academia Nacional Superior de Orquestra sob orientação do professor Aníbal Lima na classe de violino. Em 2013 concluiu o Mestrado em Ensino da Música – Ramo Cordas/Violino (profissionalizante) na Academia Nacional Superior de Orquestra, ministrado em associação com a Universidade Lusíada de Lisboa.
Participou em cursos de aperfeiçoamento e Masterclass em Portugal e no estrangeiro com: Aníbal Lima, Gerardo Ribeiro, Blagoja Dimcevsky, Gilles Apap, Rainer Sonne, Boris Kuniev, Alexei Mijline, Daniel Rowland, entre outros.
Teve oportunidade de trabalhar sob a direcção de vários maestros, como: Lawrence Foster, Esa-Pekka Salonen, Kirill Petrenko, David Afkham, Thomas Adès, Michael Zilm, Jean-Sébastien Beréau, Pablo Heras-Casado, Bertrand de Billy, Christian Tetzlaff, Augustin Dumay, Simone Young, entre outros.
Iniciou a sua actividade orquestral com a Orquestra Artave, tendo mais tarde colaborado com as orquestras Aproarte, Orquestra dos Eventos Ibéricos (repertório exclusivamente operático) e Orquestra Sinfónica Portuguesa. Desde 2006 que colabora como músico convidado na Orquestra Metropolitana de Lisboa (tendo sido músico convidado permanente na temporada 2008/2009). Actualmente integra o quadro de músicos da Orquestra Ginásio Ópera.
Como músico de câmara tem realizado recitais em todo o país, integrando diversos grupos.
De 2006 a 2009 assumiu as funções de Professora da classe de violino no Conservatório Regional de Música “Jaime Chavinha” e de Coordenadora do Departamento de Cordas dessa mesma Instituição. No ano lectivo 2009/2010 leccionou no Conservatório Metropolitano de Música de Lisboa (Curso Integrado de Música da Casa Pia). Actualmente lecciona as classes de violino na Academia de Música de Óbidos e na Orquestra Geracção.
Desde Setembro de 2010 é membro contratual da Orquestra Gulbenkian.