INSTITUTO DE MÚSICA DE LISBOA

Francisca Fins

Violino
Francisca Fins

Francisca Fins

Violino

Biografia

Francisca Fins nasceu em 1980. Iniciou os seus estudos musicais aos 8 anos de idade com aulas privadas de piano e iniciação musical e dois anos mais tarde na classe de violino do Professor Macau Filipe na Academia de Música de Esposende.
Em 1992 ingressa na Escola Profissional e Artística do Vale do Ave – ARTAVE, onde conclui, em 1998, o curso de Instrumentista de Cordas com o Professor Alberto Gaio Lima.
Nesse mesmo ano participou no projecto Orquestra A.I.D.I.M.O.S sob a direcção do Maestro Ernst Shelle na Bósnia-Herzegovina.
Fez parte da Orquestra das Escolas de Música orientadas pelo Maestro Leonardo de Barros nosestágios de 95,96 e 97.
Frequentou cursos de aperfeiçoamento com Gerardo Ribeiro, Boris Kuniev, Yfrah Nyman, Lydia Mordkovich, Angélique Loyer, Jan Dobrzelewski e David Lefévre.
Colabora frequentemente com a Orquestra Gulbenkian, Sinfonieta de Lisboa, Orquestra Metropolitana, entre outras.
Foi concertino da Orquestra Nacional do Tejo, com a qual teve a oportunidade de interpretar o Concerto para Violino e Oboé de J.S.Bach, e professora da AMO (Academia de Música da Orquestra Nacional do Tejo). Leccionou também na Escola de Música Jaime Chavinha em Minde durante 4 anos.
Concluiu a licenciatura em Violino pela Escola Superior de Música em 2003, classe do Professor Aníbal Lima com 16 valores e em Música de Câmara, classe da Professora Olga Prats com 20 valores.
No verão de 2005 fez parte da Orquestra de Câmara Divertimento (Suiça) sob a direcção Jan Dobrzelewski realizando uma tourneé por várias cidades de Costa Rica no âmbito do XV Festival de Música Credomatic.
Em Julho 2008 apresentou juntamente com a soprano Marisa Figueira a peça “Defénse de Savoir” de Hugo Ribeiro no Festival da Música Portuguesa Hoje no CCB.
Faz parte do grupo Vivaldianas.