Biografia
Apesar de ter nascido em Lisboa, foi na Academia de Música e Dança do Fundão que Ricardo Vicente iniciou, em 1997 os seus estudos musicais na classe de piano da Professora Tâmara Antontseva e onde, em 2010, concluiu o 8 Grau do curso articulado de piano. Em 2002, na mesma escola, iniciou os seus estudos de violino tendo concluído o 8 Grau também em 2010. Em 2010 ingressa na Licenciatura em Piano para Música de Câmara e Acompanhamento da Academia Nacional Superior de Orquestra na classe de piano do Professor Alexei Eremine. Durante a sua licenciatura teve também oportunidade de trabalhar com os professores Anna Tomasik, Ian Mikirtumov, Paul Wakabayashi e Paulo Pacheco nas classes de Música de Câmara e Acompanhamento. No ano letivo 2014/2015 frequentou o Mestrado em Música de Câmara, como membro do Trio do Desassossego, na Hochschule für Musik Theater und Medien Hannover, Alemanha, na classe do Professor Markus Becker e em Dezembro de 2018 terminou o Mestrado em Ensino da Música na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco.
Durante a sua formação, Ricardo Vicente participou em concursos como o Concurso Internacional “Cidade do Fundão”, Concurso Internacional Donostia San Sebastian, Concours International de Piano “Alexandre Scriabine”, Concurso Ibérico do Alto Minho entre outros e teve masterclasses com pianistas como Nancy Lee Harper, Álvaro Teixeira Lopes, Fausto Neves, Constantin Sandu, Jorge Moyano, Dina Chevtchuk e mais recentemente com Massimiliano Valenti, Galina Eguiazarova e Vladimir Viardo. Teve ainda oportunidade de se apresentar em Varsóvia (Polónia), Bilbau (Espanha), Vitória (Brasil) e em várias salas portuguesas. Com o Trio Inedis participou no Harmos Festival em 2012 e com o Trio do Desassossego obteve o 1º Prémio na Categoria de Música de Câmara, nível superior, no Prémio Jovens Músicos 2013, que lhes permitiu apresentar-se em salas como a Casa da Música, Centro Cultural de Belém, Sociedade Portuguesa de Autores, Palácio de Queluz, Centro Cultural de Cascais e em festivais como o Festival Internacional de Música da Póvoa do Varzim e o Festival de Música do Estoril.
Enquanto pianista acompanhador, trabalhou com coros como o Coro do Conservatório de Música da Metropolitana, o Coro dos Pequenos Cantores do Conservatório de Lisboa, Coral Luísa Todi, iNov’Arte Camerata Vocal e acompanhou concorrentes no Concurso Internacional “Cidade do Fundão”, Prémio Bomtempo, Prémio Jovens Músicos e ainda as Violas e os Violoncelos do Colégio Moderno.
Desde 2012 que Ricardo Vicente desenvolve as suas competências pedagógicas em várias escolas como, Escola Raiz, Escola de Artes do IFCT, Conservatório de Música, de Dança e de Arte Dramática de Lisboa (coordenador da classe de piano em 2016), Conservatório de Música David Sousa (Figueira da Foz e Pombal), Conservatório de Música de Santarém e Escola de Música do Colégio Moderno. Atualmente é professor de piano e pianista acompanhador no Instituto Gregoriano de Lisboa.