Biografia
Natural do Entroncamento, Nuno Gonçalves iniciou os seus estudos com Amílcar Correia aos sete anos de idade.
Estudou na Escola Profissional de Almada e na Escola Profissional de Artes da Beira Interior com o professor Luís Gomes. Participou em diversos estágios para jovens de Orquestra de Sopros, Orquestra Sinfónica e Grupos de Música Contemporânea, nomeadamente no Estágio para Jovens Músicos organizado pelo INATEL, na Orquestra de Sopros dos Templários, na Orquestra de Sopros de Águeda, na Orquestra Sinfónica da Beira Interior, na Orquestra Sinfónica de Águeda, na Orquestra Portuguesa das Escolas de Música, na Orquestra de Harmonia de Jovens Portugueses e Luxemburgueses e na Orquestra de Música do Século XX de Aveiro.
Integrou como convidado a Orquestra Invicta de Clarinetes, dirigida pelo maestro António Saiote, na qual participou nos Congressos Internacionais de Clarinete CLARMEETOPORTO’97 e CLARMEETOPORTO’98. Com a mesma Orquestra participou em inúmeros concertos pelo País.
Durante quatro anos representou o naipe de Clarinete da Orquestra Académica Metropolitana em concertos nas mais conceituadas salas do País. Participou com a Orquestra Académica Metropolitana no Encontro de Orquestras Internacionais de Jovens do PORTO 2001 na interpretação do War Requiem de Benjamin Britten.
Frequentou Cursos de Aperfeiçoamento e Masterclasses com os Clarinetistas Andrew Simon, Alain Damiens, Alberto Ferrer, António Saiote, Esther Georgie, Guy Chadash, Guy Deplus, Håkan Rosengreen, Hermann Stefansson, Karl Leister, Jacques Di Donato, Joaquim Ribeiro, Luís Gomes, Nuno Silva, Paul Meyer, Perez Piquer, Rui Martins e Walter Boyekens.
Frequentou Masterclasse de Clarinete e Clarinete Baixo no Rotterdams Conservatorium com Walter Boyekens e com Henri Bok respectivamente.
Foi finalista dos Concursos Nacionais de Apuramento para a Orquestra de Jovens da União Europeia e Orquestra de Jovens do Mediterrâneo.
Colabora com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Gulbenkian, Orquestra de Câmara de Coimbra, Orquestra Ars Lusitana, Orquestra Nova Harmonia.
Trabalhou com maestros como Alberto Roque, António Saiote, Brian Schembri, Claude Kesmaeker, Carlo Jans, Christopher Bochmann, Cesário Costa, Fernando Eldoro, Jean-Marc Burfin, Vasco Pearce de Azevedo, Jean-Sébastien Béreau, Leonardo de Barros, Michael Zilm, Miguel Graça Moura, Omri Hadari, entre outros.
Em 2002 concluiu o Curso de Instrumentista de Orquestra na Academia Nacional Superior de Orquestra onde estudou com os professores Nuno Silva e Etiènne Lamaison.
No ano de 2003 foi convidado a leccionar a disciplina de Instrumento/Clarinete e Música de Câmara na Escola Profissional de Artes da Beira Interior.
Foi professor de Clarinete nos Cursos Livres da Juventude Musical Portuguesa, na Escola de Música da Sociedade Filarmónica União Seixalense, na Academia de Música de Santa Cecília, no Conservatório Regional de Música da Covilhã, na Escola Profissional Metropolitana e na escola de música da Sociedade Filarmónica Vermoilense.
Apresentou-se em Concerto com Orquestra com a voz histórica de “SUPERTRAMP”, o músico Roger Hodgson.
Foi professor do naipe de Clarinete nos estágios de Orquestra de Sopros e Orquestra Sinfónica organizados em Águeda, Alcácer do Sal e Montalegre, pelas entidades OML – Orquestra Metropolitana de Lisboa e Associação Em Palco.
Organizou e orientou Masterclasses de Clarinete na Covilhã com os professores Nuno Antunes, Nuno Silva e Luís Gomes.
Tem-se apresentado em concerto com Orquestra, em agrupamentos de Câmara e a Solo nas melhores salas de Portugal, Espanha, França, Luxemburgo, Bélgica, Irlanda, Áustria, Brasil e Macau.
Teve a honra de trabalhar com alguns solistas nacionais e internacionais como Carlos Guilherme, António Saiote, Maria Anadon, Wanda Stuart, Maria João, Artur Pizarro, Thomas Hampson, Donald Litaker, Anna Schatajinskaia, Nigel Robson, Yaron Windmüller, Paulo Gaio Lima, François Leleux, Philip Gaubert, Bernardo Sassetti, Mário Laginha, Roger Hodgson, quarteto vocal belga ENCANTAR, entre outros.
Actualmente é professor de Clarinete e Música de Câmara na Escola de Artes da Sociedade Artística e Musical dos Pousos – SAMP.
Foi membro do grupo de Música Improvisada Ensemble Raum com quem gravou “Sete Pecados Mortais” em Clarinete e Clarinete Baixo.
Gravou com a companhia “Musicalmente – Concertos Para Bebés” dois trabalhos discográficos nos anos de 2006 e 2010.
É membro do Quarteto de Instrumentistas Residente dos Concertos Para Bebés da Companhia Musicalmente de Paulo Lameiro, do Decateto de Sopros Ar Ensemble.
É Mestrando do Curso de Pedagogia do Instrumento na Orquestra Metropolitana de Lisboa e na Universidade Lusíada.