INSTITUTO DE MÚSICA DE LISBOA

Bruno Ribeiro

Guitarra
Bruno Ribeiro

Bruno Ribeiro

Guitarra

Biografia

Bruno Ribeiro nasceu em 1982 e cresceu na Póvoa de Varzim, onde iniciou a sua vida e prática musical. Começou por tocar piano mas foi na viola dedilhada (clássica e eléctrica), que encontrou o seu meio de expressão musical de eleição, como compositor e sobretudo como intérprete.
Ao longo do seu percurso tem desenvolvido um trabalho multi-facetado, sendo que além de trabalhar como compositor (música de câmara, electrónica, guitarra) e guitarrista em nome próprio, tem colaborado também em projectos de índole diversa, desde recitais de poesia e lançamentos de livros a colaborações com orquestras, música de cena, etc.
Foi o autor e co-autor de música original para várias peças de teatro, no âmbito escolar e também amador, tais como “Constipaiton”, produção de 2004 do Departamento de Teatro da ESMAE-IPP, em colaboração com David Miguel – encenação de António Durães e José Topa; “A farsa do Mestre Pathelin” – produzida pelo Grupo de Teatro Amador de São Pedro de Rates, onde também participa como actor – encenação de Bárbara Maciel; “Anunciação a Maria” – de Paul Claudel, produção teatral de 2006 do Departamento de Teatro da ESMAE-IPP, em colaboração com Ângela Ponte – encenação de Paulo Lages.
Teve também uma forte relação com a música popular desde cedo, tendo feito parte de vários projectos de áreas distintas. Entre 1999 e 2002 fundou e pertenceu ao entretanto extinto grupo de heavy-metal “Aliennation”, com o qual chegou a gravar três faixas para uma compilação de grupos poveiros promovida pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim. Além de ter ainda integrado pontualmente vários outros projectos, como o grupo de pop electrónico portuense Papercutz, fundou os LatiLatitu (com Luís Oliveira – percussão, e Manuel Maio – violino e bandolim), com quem desenvolveu um programa constituídos por arranjos originais de música portuguesa e sul-americana, e com quem se apresentou várias vezes ao vivo durante o ano de 2008.
Em 2005 vê o seu trabalho incluído na compilação de música electrónica “No noise in Porto vol.I”, pela editora independente Letsgotowar e em Abril de 2007 lançou um EP com algumas composições exclusivamente electrónicas pela netlabel MiMi Records intitulado “Edit, Transform, Renew, Create…”, que foram compostas durante a sua passagem pela ESMAE.
Licenciou-se no Curso Superior de Composição da Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo (Porto), tendo tido como professores Eugénio Amorim, Fernando Lapa, Carlos Guedes, Clarence Barlow, Dimitris Andrikopoulos e Magnus Lindberg. Estudou viola dedilhada (guitarra clássica) com Artur Caldeira no Conservatório de Música do Porto, e frequentou, ao longo de vários anos, masterclasses com professores de renome como José Pina, Alberto Ponce, Costas Cotsiolis, Darko Petrinjak, Dejan Ivanovic, Tomás Camacho, Roland Dyens, Alvaro Pierri, Hopkinson Smith, Pablo
Marquez e Margarita Escarpa, e ainda frequentou o Mestrado em Interpretação na Universidade de Évora, com o Prof. Dejan Ivanovic.
Participou em vários concursos de música, tendo ganho o 2º lugar (1º não atribuído) no Concurso Nacional de Guitarra Clássica de Ourém em 2006 e no mesmo ano ganhou o 1º prémio do Concurso Interno do Conservatório de Música do Porto na área de Cordas Dedilhadas, tendo ganho ainda o 3º prémio de Música de Câmara do Concurso de Sta. Cecília em 2005.
Foi o Presidente da Associação de Estudantes da ESMAE durante o ano de 2006 tendo também sido responsável pela organização de vários concertos e eventos na referida escola.
Entre 2008 e 2011 foi o director musical e violista num projecto que envolve texto, pintura e música para voz e viola acerca do conhecido episódio da história portuguesa do século XIV sobejamente conhecido como “A história d’Inês de Castro”, da autoria de Ângelo da Silva e o pintor José Emídio, que desenvolveu um conjunto de pinturas alusivas à história e que constituem parte do conjunto cénico do espectáculo, o qual conta ainda com a participação da soprano Ana Barros e a partir do qual se elaborou e publicou um livro com ilustrações e música gravada para o efeito.
Actualmente é professor em regime privado, e mestrando em Ensino da Música na Escola Superior de Música de Lisboa. Integra o projecto Insieme com a pianista Joana Barata, para além do seu regular trabalho a solo que passa pela gravação do seu disco e publicação de videos em-linha, e tem-se interessado pelo reportório antigo (pré 1800) nomeadamente pela viola barroca e pelo reportório vocal acompanhado à viola dos séculos XVII e XVIII, assim como pelas violas populares portuguesas.