INSTITUTO DE MÚSICA DE LISBOA

António Jorge Nogueira

Violino
ANTÓNIO JORGE NOGUEIRA

António Jorge Nogueira

Violino
geral@imlisboa.net

Biografia

Fundador e Director Pedagógico do Instituto de Música de Lisboa.
Diplomado pela Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa, na classe do professor António Oliveira e Silva.
Cursou Engenharia Electrotécnica no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa.
Licenciado em instrumentista de orquestra pela Academia Nacional Superior de Orquestra (METROPOLITANA) na classe do Professor Aníbal Lima.
Participou em cursos de Aperfeiçoamento musicais com Marc Destrubé, Yossi Zivoni, Gerardo Ribeiro, Rainer Sonne, entre outros.
É músico convidado da Orquestra Sinfónica Portuguesa e da Orquestra Metropolitana de Lisboa.
Professor de violino, especializado no Ensino de Crianças pelo Método Suzuki, iniciado-se em 2005 no Conservatório Metropolitano de Música de Lisboa e de 2012 a 2016 integrou o corpo docente da Escola de Música do Colégio Moderno.
Artista de reconhecida versatilidade, gravou como músico de sessão discos de diversos géneros musicais e actuou ao vivo com bandas Pop Rock como THE GIFT, Room 74, Ena Pá 2000 e Irmãos Catita, Íris, Anjos, entre outros.
Colabora regularmente com músicos da área do Jazz, como Filipe Melo, Marta Hugon, João Paulo Esteves da Silva, e participou em projectos liderados por Fernando Tordo, Carlos do Carmo e do saxofonista Holandês Henk Van Twillert.
Um convite da direcção artística da METROPOLITANA foi solista nas récitas de estreia de “The Evil Machines” no Teatro São Luiz, de autoria de Terry Jones e com música do compositor Luís Tinoco.
Fundador do TEMPUS, um Quarteto de Cordas vocacionado para o Jazz, participou no lançamento do documentário “José e Pilar” na discoteca LUX acompanhando Pedro Granato (Brasil) e Pedro Gonçalves (Dead Combo).
Com uma formação muito abrangente e empreendorismo inato, criou, juntamente com um amigo o VINYL que desde 2008 é referenciado como um espaço onde têm passado todas as expressões culturais, desde o jazz às noites de poesia, marcando um território especial tanto na gastronomia como na cultura de Lisboa.
Entre 2007 e 2010 foi produtor dos Workshops – OML Júnior – um Estágio de Orquestra que nos períodos das férias da Páscoa e Verão promoviam a formação extra-curricular de estudantes de música de todo o país e que contaram a participação de Eunice Munoz, António Rosado e Camané.
Mentor do Projecto “Helder Moutinho e os Fadistas”, projecto dedicado a Grandes Fadistas, concebido para a Festa do Fado em 2012, com arranjos de Daniel Schvetz.
Fundou em 2012 o FESTIVAL MÚSICA JÚNIOR uma iniciativa que decorre na região do Alto Tâmega e que é uma referência no meio musical português.
Desde a sua primeira edição tem uma média de participantes superior a 250 jovens músicos. Teve como convidados principais: Maria João e Mário Laginha, Carlos Moura, Sofia Escobar e Mário Augusto, Helder Moutinho e por fim Gilles Apap.