INSTITUTO DE MÚSICA DE LISBOA

Cláudia Franco

Canto
Claudia Franco

Cláudia Franco

Canto

Biografia

Cláudia começou os estudos de piano com seis anos, numa pequena escola, mas apenas durante dois anos.
Depois de terminar o ensino secundário entrou para o curso de Engenharia Civil e para o Conservatório de Artes em Leiria, onde frequentou durante dois anos os cursos de piano com o professor e pianista Luis Batalha e canto com a professora e cantora lírica Susana Teixeira.
Nesse último ano frequentou também o curso de Jazz que o Hot Clube iniciou no Conservatório, que foi orientado por Pedro Moreira, André Fernandes, Afonso Pais, Bruno Santos e Ricardo Pinheiro.
Gravou vários temas na área da música electrónica com músicos portugueses e franceses (Darkmountain Group e Rodamaal) para editoras como Buzzin’Fly Records (Londres) e Undo Records (USA).
Cantou a solo e com grupos em vários clubes do país, no Rock In Rio (2006) e no clube londrino “The End Club”.
A mudança para Lisboa tornou-se óbvia e matriculou-se na Escola de Jazz Luis Villas Boas (Hot Clube) no curso de canto, onde estudou principalmente com Paula Oliveira (canto) e Afonso Pais (improvisação e combo brasileiro).
Cláudia representou o Hot Clube de Portugal no 60º aniversário do Hot Clube de Portugal, no Teatro São Jorge, e também no Dia Mundial da Voz (2008) na Aula Magna. Realizou o seu recital final de 3ºano, em 2007, no Hot Clube de Portugal. Em 2008, estreia o seu quinteto no Seixal Jazz.
À parte da escola manteve aulas particulares com a professora de técnica vocal e cantora lírica Lúcia Lemos.
Desde a sua chegada a Lisboa que já pertenceu a vários grupos, como líder ou convidada. Tendo feito parte desses grupos músicos como: Luís Cunha, Afonso Pais, Rui Caetano, João Custódio, Pedro Felgar, Dan Hewson, Paula Sousa, Bruno Pedroso, João Rijo, Nuno Costa, entre outros.
Em 2011, terminou a licenciatura em Jazz onde estudou canto com Joana Manuel, Maria João e improvisação com João Paulo Esteves da Silva, Lars Arens e Pedro Moreira. Teve a oportunidade de representar a escola no Dia Mundial da Voz (2008) e no Centenário da Universidade de Lisboa no Salão Nobre da Aula Magna (2009).
Faz parte do grupo de originais ”The tree at the top of the hill” liderado por Iuri Gaspar, é convidada frequente da parceria de Manuel Lourenço e Nicolau Santos (Jazz & Poesia) e líder do seu recente grupo de originais “Dharma”.
“A Cláudia Franco possui uma voz meiga e doce!
Enquanto minha aluna pude constatar a sua enorme capacidade de trabalho, é determinada e lutadora. Acho que vai longe…!”

Paula Oliveira