INSTITUTO DE MÚSICA DE LISBOA

Adriano Nogueira

Piano
Adriano Nogueira

Adriano Nogueira

Piano
linkedin-icon

Biografia

Adriano Nogueira

Estudou: Universidade Nova de Lisboa, Instituto Politécnico de Castelo Branco e Conservatório Dramático e Musical de Tatuí (Brasil).
Projectos: Ciclo de concertos “Músicas do Acervo: compositores portugueses e seus contemporâneos” (Museu Nacional da Música de Lisboa).

Adriano Nogueira iniciou os seus estudos pianísticos no Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí, nas classes de Miriam Braga (piano e música de câmara), Zoraide Mazzulli Nunes (piano e leitura à primeira vista) e Cristiane Blóes (Alta interpretação pianística).
Tocou em masterclasses de Mikahil Kazakevitch (Rússia), Gerald Robbins (EUA), Diana Kacso (EUA), Lorna Grifftts (EUA), Vanessa Cunha (BRA/EUA), entre outros. Em Lisboa, teve aulas de piano com Anne Kaasa e com Alexei Eremine.
Apresentou-se com Assunção Soeiro (Portugal), Konstantinos Giannos (Grécia), Joana Vasconcelos e Sá (Portugal), César Gonçalves (Portugal), Mariana Pires (Brasil). Estreou-se como solista de orquestra sob a batuta de Felipe Faglione, junto a Orquestra Sinfónica Jovem de Rio Claro, no Brasil.
É licenciado em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa.
Atualmente, cursa os Mestrados em Ciências da Educação, na Universidade Nova de Lisboa, e em Música – Piano Performance – no Instituto Politécnico de Castelo Branco, sob a orientação do pianista Paulo Álvares. No âmbito académico, tem como área de interesse as metodologias do ensino pianístico do século XX.
Paralalemente, é comissário do ciclo “Músicas do Acervo: compositores portugueses e seus contemporâneos” no Museu Nacional da Música de Lisboa e professor de piano na cidade de Lisboa.