INSTITUTO DE MÚSICA DE LISBOA

Guitarra Baixo

Nuno Allan

Guitarra Baixo

 

Este instrumento também chamado de baixo eléctrico, viola baixo ou simplesmente baixo é um instrumento de cordas semelhante a uma guitarra eléctrica, maior em tamanho e com um som mais grave.

A evolução do contrabaixo acústico, é utilizado por diversos géneros musicais modernos.

Em geral os baixos eléctricos mais comuns possuem quatro cordas e estas são afinadas, tradicionalmente, da mesma maneira que os contrabaixos de orquestra, sendo as mesmas notas que as quatro cordas finais de uma guitarra (Mi, Lá, Ré e Sol), mas cada uma destas cordas são afinadas uma oitava mais graves.

A fim de evitar o uso excessivo de linhas suplementares inferior na pauta da partitura, a notação musical do baixo/contrabaixo é feita na clave de Fá e a leitura das notas musicais deve ser feita em transposição de uma oitava acima, relativamente ao som que o baixo deve emitir.

Similarmente a uma guitarra, para se tocar o baixo eléctrico com o seu potencial sonoro total, este é conectado a um amplificador específico para contrabaixos;
Isto é essencial para as apresentações ao vivo, uma vez que o som do baixo eléctrico sem amplificação é demasiadamente baixo pelo facto de ele ter um corpo sólido.