INSTITUTO DE MÚSICA DE LISBOA

Escolas Associadas

O IML tem sido convidado para coordenar os cursos/actividasdes extra-curriculares de música de vários colégios privados de Lisboa dos quais destacamos o Instituto Espanhol – Riner de Los Rios (Anos Lectivos de 2012 a 2017), o Lycée Francês – Charles Lepierre e a Escola Avé-Maria.
Cada colégio privado tem um método de ensino adequado ao seu calendário escolar e às perspectivas definidas para o funcionamento das suas actividades extra-curriculares.
Deste modo o INSTITUTO DE MÚSICA DE LISBOA formula diferentes modalidades de ensino de forma a melhor se adequarem aos princípios de ensino de cada instituição.

Colégio de S. José Ramalhão

Colégio RamalhãoO Colégio do Ramalhão teve um percurso educativo notável, de grande impacto no território nacional, primeiro como internato de raparigas, mais tarde, como externato misto. Recebeu, do Município de Sintra, a Medalha de Mérito Municipal, de Grau Ouro, na classe Educação, por ocasião dos seus 70 anos de existência.

Em 2013, as Irmãs Dominicanas confiaram a condução do Colégio à APECEF, uma IPSS presidida pelo Padre João Seabra, que fundou em 2004 o Colégio de S. Tomás, em Lisboa. Desde essa data, os Colégios do Ramalhão e de S. Tomás partilham programas, materiais didáticos e formação de professores.

O Instituto de Música de Lisboa implementou e coordena as actividades extra-curriculares de música do Colégio de S. José Ramalhão desde o ano lectivo 2018/2019.

Colégio Cesário Verde

Colégio Cesário VerdeAo desenvolver o seu próprio Projeto Educativo, o Colégio Cesário Verde pretende dar resposta a um imperativo: pôr em prática um modelo pedagógico inteiramente ajustado às necessidades educativas do mundo de hoje. Colocando o aluno no centro do processo de aprendizagem, valorizando o mais possível a sua individualidade e personalidade, o Projeto Educativo do CV visa, antes de mais, formar com espírito de liberdade e autonomia.

A valorização das artes é uma das particularidades do modelo pedagógico adotado pelo Colégio Cesário Verde. Mais do que um mero complemento disciplinar ou curricular, no CV, as artes são o instrumento para uma aprendizagem ativa, baseada no estímulo permanente à criatividade e à imaginação.  Acreditar no poder que a música, a pintura, a dança ou o teatro podem ter, quando utilizados em conjunto com as outras disciplinas, é colocar as artes no lugar certo e fazer delas um motor de aprendizagem.

O Instituto de Música de Lisboa implementou e coordena as actividades extra-curriculares de música do Colégio Cesário Verde desde o ano lectivo 2018/2019.

Liceu Francês Charles Lepierre

Liceu Francês Charles LepierreO Liceu Francês – Charles Lepierre comemorou 60 anos em 2012.
Nomes de prestígio no mundo da arte , da política, ou cartas, passaram por esta escola.
Os Liceu deve o seu nome ao professor de Lepierre (1867-1945), que fez uma pós-graduação em Engenharia na Escola de Física e Química de Paris, e que foi aluno do químico Pierre Curie, tendo vindo a estabelecer-se em Portugal em 1888.
Inaugurado em 1952 , o Colégio passou a fazer parte da rede de escolas colocados sob gestão directa no EFMA (Agência para o Ensino de Francês no Exterior), vinculada ao Ministério das Relações Exteriores.
Como tal, visa garantir, para as crianças de nacionalidade francesa residentes em Portugal e, sobretudo de Lisboa, as missões de serviço público relacionadas com a educação (programas e graus, conforme indicado pelo Ministério da Educação). Deve também contribuir através do acolhimento de estudantes estrangeiros a difusão da língua e da cultura francesa.
O Liceu Charles Lepierre garante aos estudantes a oportunidade de prosseguir estudos superiores na França, Portugal e outros países.
Também é responsável para compartilhar os valores da tolerância e do respeito mútuo em memória de Charles Lepierre, que trabalhou toda a sua vida para a aproximação dos povos português e francês.

O Instituto de Música de Lisboa implementou e coordena as actividades extra-curriculares de música do Liceu Francês desde 2012.

Instituto Espanhol Giner de Los Rios

Instituto Espanhol Giner de Los RiosO Instituto Espanhol de Lisboa é um Centro dependente do Ministério da Educação e Ciência da Espanha, aprovado pelo Ministério da Educação Português, ensinando de acordo com o sistema de ensino espanhol.
Ensino: Educação Infantil (EI) , Ensino Fundamental (EP) Ensino Secundário Obrigatório (ESO) e Bacharelado.
Desde 1932, o Instituto Espanhol de Lisboa desenvolve o seu trabalho educacional, tendo leccionado aulas a um número significativo de estudantes, não apenas Portugueses e Espanhóis, mas também a muitas nacionalidades diferentes. Esta diversidade é uma das características mais enriquecedoras do Instituto.
No Instituto Espanhol de Lisboa todas as aulas são ministradas em Espanhol, juntamente com o Português, cujo estudo é obrigatório para todos os alunos do primeiro ano do ensino fundamental, aos 6 anos. Define o seu carácter e inter-linguística capacitando os alunos para continuar seus estudos ou exercer actividades em Espanha, Portugal ou qualquer outro país na Europa ou na América Latina.
Também foi oferecido como opcional o Inglês e o Francês a partir do primeiro ciclo do ensino básico.
O Instituto de Música de Lisboa implementou e coordenou nos anos lectivos 2012 a 2017 as actividades extra-curriculares de música da AMPA.

Escola Avé-Maria

Escola Avé-MariaA Escola “Ave-Maria” é uma escola privada com ensino pré-escolar, 1º Ciclo e 2º Ciclo, situada na Freguesia de Alcântara, em Lisboa e foi fundada em 24 de Outubro de 1945 pela Minhana. Hoje pertence à Fundação José de Almeida Eusébio.
O seu ambiente é muito familiar e a educação é personalizada de forma a que cada criança alcance o máximo desenvolvimento possível da sua capacidade e aptidões.
Com um ensino de qualidade, sério e exigente a Escola com uma história de mais de 75 anos, reconhecida na sociedade como sólida e com ótimos resultados na educação de milhares de crianças.
A Escola tem cerca de 350 alunos e dá uma especial atenção às actividades curriculares, disciplinares e não disciplinares, tendo como objectivo uma formação completa e integral do aluno, procurando o máximo desenvolvimento das suas capacidades.
Para além do desenho curricular nacional, seguido no 1.º, 2.º e 3º ciclos, os alunos dispõem ainda de outras actividades.
No Pré-Escolar e no 1.º Ano do 1.º Ciclo, têm programas próprios para a aprendizagem da leitura e da escrita, segundo o método da Escola “Ave-Maria”.
– Iniciam a Educação Religiosa Católica nos 5 anos
– Iniciam a Educação Musical, segundo o Método Willems, no Jardim de Infância.
– Iniciam a Língua Inglesa na creche e continuam ao longo do 1.º Ciclo.
– Iniciam as TIC, na sala de Informática, a partir dos 5 anos.

O Instituto de Música de Lisboa implementou e coordenou nos anos lectivos 2015 a 2017 as actividades extra-curriculares de música da Escola Avé-Maria.