INSTITUTO DE MÚSICA DE LISBOA

Notícias

4
Out

Ciclo Músicas do Acervo

É com muito gosto que anunciamos esta iniciativa, comissariada pelo nosso professor de piano Adriano Nogueira.

Ciclo Músicas do Acervo

A 2ª temporada do ciclo “Músicas do Acervo: Compositores Portugueses e seus Contemporâneos” vai ter início no próximo dia 13 de Outubro, às 19 horas, com entrada livre, no Museu Nacional da Música em Lisboa, com a pianista norueguesa Anne Kaasa a apresentar o recital que denominou “Convite à Viagem”, com obras de C. Debussy, António Fragoso, B. Bartók e H. Villa-Lobos.

Neste ciclo, temos a oportunidade de conhecer extraordinários compositores portugueses, cujas obras são pouco conhecidas do público. Ao contrário de compositores seus contemporâneos, de diferentes países da Europa, cujas obras foram difundidas e são hoje globalmente reconhecidas, a ausência de divulgação da música erudita portuguesa deixou-a no esquecimento.

O objetivo deste ciclo é, precisamente, contrariar esta tendência bem portuguesa, de não dar espaço ao produto nacional, mesmo quando a sua qualidade e beleza em nada se afasta dos demais. Assim, a par das obras de compositores portugueses, teremos o ensejo de apresentar obras consagradas de diversos compositores ocidentais, contemporâneas daquelas, que nos permitirão mais facilmente apreciar comparativamente os trabalhos apresentados.

Os músicos convidados, pela sua sensibilidade e virtuosismo, trarão o brilho necessário a este projeto, original em Portugal, a partir do acervo do Museu Nacional da Música.

Estão desde já convidados a aparecer; a entrada é Livre e o calendário do ciclo de concertos está descrito na imagem do cartaz.

Deixe um comentário